No ramo de reparação automotiva, é comum se deparar com problemas relativos a imobilizadores e chaves codificadas, e muitos até sem solução ou muito caros, pois exigem a troca de kits inteiros, centrais, unidades de comando, chaves, e até velocímetros e ou painéis.  O que muitas vezes não é uma opção, para muitos veículos mais antigos já, por exemplo, não é mais possível encontrar tais peças novas, e as vezes, nem mesmo usadas em bom estado.

Faça Download abaixo de todos os programas e ferramentas necessárias para fazer reset e decode em centrais, e assim reparar imobilizador: Immo Universal Decoding , Immo Service Tool , Immo off ED17 Immo Tool , Cargas UPA , WRCODE , OttoCheck , Calculadora TAchosoft , Immo Killer , CArtool , Carprog , AETOOL Download Gratis , Baixe aqui !

Clique aqui para Download – Baixar




Para a maioria dos sistemas de injeção eletrônica existem maneiras de se desabilitar a chave codificada, e a partir dai então é possível dar a partida no motor do veículo sem a necessidade de uma chave codificada/programada.  Em muitos casos a única maneira de  “colocar o veículo pra rodar” novamente, é eliminando o sistema de chaves codificadas.

Para desabilitar o imobilizador, existem as seguintes maneiras:

  • Com uso de chip emulador;
  • Com a programação da central de injeção eletrônica;
  • Com modificação do hardware da central de injeção eletrônica.

Os chips emuladores, nada mais são do que, pequenas placas de circuito impresso que contém um circuito que ” finge ” ser a chave codificada e permitem assim a partida sem a necessidade de uma chave codificada.  Eles simulam o sistema, a desvantagem é que não são muito comuns no Brasil, e quando se encontram são caros e muito específicos (só funcionam para determinados modelos de carro).

A programação da Central de injeção eletrônica é o método mais comum e o mais utilizado, não só no Brasil mas também no mundo todo, e é a solução mais eficaz para problemas com veículos que não funcionam mais com chave codificada.

A modificação de hardware para desbloquear a central de injeção eletrônica foi muito usada em automóveis antigos da década de 90 até o ano 2000, depois disso não foi mais possível usar artifícios de modificação de hardware para desabilitar a chave codificada em carros por aqui.  As coisas mudaram…

Em muitos carros, os dados do imobilizador ficam gravados em um pequeno chip de encapsulamento soic8, e basta apenas remover cuidadosamente o chip da placa da central,  coloca-lo em um programador de eeprom, e escrever um arquivo de correção por cima do arquivo original. (Nunca se esqueça de antes de qualquer coisa fazer backup do arquivo original para caso algo dê errado).

Em outros casos, a programação deve ser feita direto na memória flash ou na memória interna do processador da central.  Para programar o processador existem programadores específicos que são importados do exterior e vendidos no Brasil.

O que é Reset e Decode?

No ramo automotivo, os termos Reset e Decode tem os seguintes significados:

  • Reset: É o ato de preparar uma Central usada para ser adaptada em outro veículo.  Por exemplo, se você precisar comprar uma central para seu carro, pois a sua queimou e você só encontrar usada em algum ferro velho, você deve reseta-la para que ela funcione em seu carro. Em poucas palavras a central é “casada” com seu carro de origem. Para que funcione em um carro diferente ela deve passar por este procedimento de reset.
  • Decode:  É o ato de desabilitar o imobilizador e/ou chaves codificadas usando programação.
  • Para ambos o procedimento é parecido e vou explanar melhor abaixo.

Como fazer reset ou decode de um módulo?

É impossível ensinar aqui como fazer reset ou decode de todos os módulos/centrais que existem, até porque para cada módulo é um procedimento diferente.

Porém, no artigo de hoje eu vou ensinar como fazer em algumas centenas de modelos de centrais automotivas!

Nota:  Quero lembrar que este artigo é destinado a técnicos ou auto entusiastas. Se você for apenas um curioso e não tiver noção nenhuma de eletrônica ou de solda de eletrônicos não faça isso.  Você pode inutilizar a central de seu carro.

Para fazer o reset/decode de uma central você vai precisar das seguintes ferramentas:

  • Estação de solda a ar;
  • Fluxo de Solda / Pasta de solda / Malha dessoldadora;
  • Uma pinça;
  • Um programador de EEPROM TL-866 socket 40 pinos;
  • Em alguns casos é necessário ter um programador de linha K como ST10 ou Ktag;
  • Um adaptador para programador de eeprom soic8 para dip8;
  • Um computador com Windows Xp ou superior;
  • Os softwares e arquivos disponibilizados aqui no artigo.

Veja este artigo de como montar seu próprio programador ST10 para resetar centrais, e fazer telecarregamento;

Vou citar três exemplos práticos de como remover o imobilizador, em três modelos diferentes de carros, de marcas diferentes!

O Primeiro é Fiat Uno/Palio/Strada  com sistema Marelli IAW 4AFB:

O primeiro passo é desmontar o módulo de injeção com cuidado, pois, normalmente ele é colado com um tipo de “chiclete” industrial, uma cola que serve para não permitir que água ou poeira penetre no interior da centralina, é preciso puxar a placa com cuidado e com auxilio de uma espátula de plástico ou algo que não danifique os componentes eletrônicos dentro do módulo.

Pino 1 da soic

O pino 1 da soic pode ser identificado pelo pequeno furo em relevo baixo em sua face.

Recomendo que você tire uma foto do componente que vai ser retirado da placa para se lembrar da posição em que ele estava antes de retira-lo.  A soic tem posição para ser soldada, e a referência é o pino 1 que é marcado por uma bolinha na face do componente.

O segundo passo será preparar o circuito para dessolda do componente soic 8 onde estão armazenadas as informações sobre o veículo e sobre o imobilizador. é preciso isolar com fita adesiva as outras partes e componentes da placa para evitar que respingos de solda caiam sobre componentes que não vão ser manuseados.

Localização da soic do imobilizador nos sistemas fiat 4af.

Após preparar a placa para dessolda da soic, é preciso umedecer um pouco as pernas da soic, com um pouco de fluxo e pasta para soldagem com o auxilio de um pincel anti – estático, depois disso, basta aquecer o ferro de solda a uma temperatura de aproximadamente 230 Graus °C em seguida preencher as pernas do circuito integrado com solda derretida, aquecendo os dois lados por igual.  Depois que a solda estiver brilhando basta retirar a soic 8 com auxilio de uma pinça comum ou com uma pinça a vácuo.

O terceiro passo é, limpar o excesso de solda que fica nas pernas da soic com a malha dessoldadora, aquecendo os terminais da soic e colocando a malha de dessolda em contato com elas para que a malha “puxe” a solda, e assim deixe os terminais limpos para colocar o circuito integrado no programador de EEPROM , tomando o cuidado de colocar o componente na posição certa, respeitando o pino número 1, que é identificado por uma pequena “bolinha” na face do componente.

Se até ai tudo deu certo, agora basta colocar a soic na pinça ou adaptador do programador de eeprom, conectá-lo ao computador, abrir sua interface e selecionar na lista de componentes  a marca ST, em seguida o modelo SOIC8 modelo/serie 95160, conforme está escrito na face do componente.

Em seguida, faça a leitura e backup do arquivo original da soic 8, usando as opções “R” Read da interface do programador, em seguida clique em File e depois em Save e selecione uma pasta para salvar a cópia de segurança do arquivo original.  Renomeie o arquivo de uma forma que consiga distingui-lo dos outros que você vai gerar, por exemplo:  Arquivo original IAW 4AFB.BIN

O botão “R” faz a leitura da soic. E o Botão “P” programa os dados na soic ( Sobreescreve ).

O próximo passo é reparar o arquivo para ser gravado novamente na soic, basta abrir o AETOOL na opção select Brand escolher “FIAT”, na opção Select ECU Type escolher MAGNET MARELLI IAW 4AF.XX, clicar no botão Open e selecionar o arquivo que você extraiu da soic, em seguida clicar em REPAIR, e por último clicar SAVE para salvar o arquivo já reparado/desbloqueado.

Você pode usar o programa comparador de arquivos binarios e Hexadecimais para comprovar que o arquivo foi reparado com sucesso.

Para facilitar, salve-o como nome de IAW 4AFB REPARADO.BIN.  Para inseri-lo na soic abra a interface do programador e clique em FILE e em seguida OPEN, escolha o arquivo reparado e dê ok para opção que aparecer na janela. Depois de carregado o arquivo, confira se está selecionado o componente correto que é ST 95160 SOIC8, se tudo estiver okay então basta clique em “P” para programar!

Aguarde o término da programação, se tudo correr bem a mensagem sucessful irá aparecer no log do programador,  pode fechar a janela, retirar a soic do programador e preparar para solda-la na placa novamente.

Para solda-la novamente na placa, você precisa primeiro limpar as trilhas da placa cuidadosamente com o ferro de solda, um pouco de fluxo e pasta para soldar com auxilio da malha dessoldadora, basta aquecer a malha e passá-la levemente sob as trilhas para retirar o excesso de estanho que sobrou.  Por fim, passe um pouco de álcool isopropílico para retirar restos de sujeira, coloque a soic sob a placa alinhada corretamente na mesma posição que estava anteriormente e dê um pingo de solda no terminal 1 e um pingo de solda no terminal 4 tomando cuidado de alinhar tudo minuciosamente.

Solde o restante dos terminais do componente, verifique com o auxilio de uma lupa se não existe curto circuito entre os terminais do componente, faça uma limpeza final com álcool isopropílico e em seguida pode fechar a central para testa-la!

Certifique-se de remover a caixinha do imobilizador do carro antes de conectar a central já desbloqueada no carro novamente, pois, a caixinha do imobilizador pode programar a central novamente, e seu trabalho será perdido.  A caixinha está localizada abaixo da coluna de direção nos Fiat Uno, Palio, Strada, Brava, Marea, Fiorino e em outros Fiats fabricados até 2014.

O Segundo é VW Gol G4, G5, Cross Fox, Space Fox, Voyage, Saveiro Cross com sistema Bosch ME 7.5.X       X = qualquer coisa.

Para remover o imobilizador dos sistemas VW com Bosch ME 7.5.x o procedimento é o mesmo para os FIAT com Magnet Marelli, a única diferença é que você precisa selecionar marca modelo correto do componente soic8 na interface do programador, e em seguida abrir o AETOOL e selecionar em BRAND a marca VOLKSWAGEN e ECU TYPE selecione o sistema BOSCH ME 7.XX .  Em sistemas BOSCH normalmente o componente a ser programado é ST 24040 ou 95040.

Todo o restante do procedimento é igual ao anterior.

Nota:  A soic se encontra do lado de trás da placa, bem no meio.

Reset/Decode dos módulos IAW 1G7 antigos do Fiat Palio, DELCO da Chevrolet dos antigos Corsa, S-10, Omega e alguns CITROEN antigos:

Este procedimento é um pouco diferente, e se aplica a centrais que tem processador motorola 68HC11 ou Texas TMS370 e TMS374, e usavam memoria ROM ST27C512 DIP28.

27c512

Chip ST 27C512 usado para gravar o arquivo de reset. também presente na central do carro com dados da injeção eletrônica.

Para estes sistemas, bastava gravar um arquivo disponível no AETOOL (para encontrar basta selecionar a montadora e modelo de central corretos na lista). e então gravá-lo em uma memoria virgem ST27C512, o arquivo força o processador a resetar o imobilizador para o estado destravado, e permite que o veículo entre em funcionamento sem a necessidade de chave codificada.

Basicamente você só precisa gravar a memoria virgem com o arquivo e a memoria se tornará uma ferramenta que poderá ser usada para destravar outras centrais, se tornará um “chip ferramenta”.

  • Retire a central do carro
  • Marque a posição do chip ou tire uma foto para não conectar errado!
  • Retire o chip original do socket
  • Coloque o novo chip ferramenta que você gravou
  • No veículo retire a caixinha do code, e em seguida coloque a central no lugar novamente
  • Ligue somente a ignição por mais ou menos 2 a 3 minutos
  • Desligue a ignição e retire a central novamente do veículo
  • Coloque novamente o chip original na central
  • E pronto a central estará desbloqueada e pronta pra funcionar sem imobilizador.

Este procedimento é reversível, e para codificar chaves no carro novamente basta colocar um kit caixinha + chave funcionando e ele ira programar e se casar ao sistema automaticamente.

Atenção visitante todos os arquivos disponibilizados aqui para download estão protegidos com senha, para descompactar basta usar as senhas:  umgenio.com.br  ou  vendasml 

 

Gostou do conteúdo? Gostaria de aprender mais? Tem dúvidas? Deixe seu comentário abaixo:

Veja também: